TÉCNICA FORMAL DO TEXTO DIGITADO

44. TÉCNICA FORMAL DO TEXTO DIGITADO
EXPERIMENTO 44 DO LIVRO 700 EXPERIMENTOS DA CONSCIENCIOLOGIA (AUTOR: WALDO VIEIRA).
Escolaridade - TESAURO DA CONSCIENCIOLOGIA E PROJECIOLOGIA.

Matematização. Na matematização formal das ideias, aqui expostas, eis 30 procedimentos técnicos (copidescagem) para uma página de texto digitada por este autor:
01. Utilizar o travessão antes e depois de expressões compostas chamativas.
02. Admitir a linha em branco, depois do título, a fim de destacá-lo no cabeçalho.
03. Alinhar os números dos parágrafos (iguais ao desta página: 01 a 09).
04. Analisar a correção das citações e dos estrangeirismos empregados no texto.
05. Averiguar se alguma expressão a ser grifada ficou sem sublinhamento.
06. Checar se há comparações errôneas, ou infelizes, e repetições desnecessárias.
07. Conceder a linha antes e outra depois da enumeração, sempre que possível.
08. Constatar se as enumerações estão bem ordenadas, segundo o critério escolhido.
09. Cortar idiotismos, barbarismos, rotacismos, solecismos e monofonias no texto.
10. Deixar a linha em branco, antes do título, para a numeração do texto total.
11. Distanciar esteticamente as palavras do título e centralizá-lo pelo computador.
12. Enquadrar esteticamente as colunas numeradas, se existentes no texto.
13. Esmiuçar a grafia dos vocábulos, letra a letra, através da seta no computador.
14. Estudar todos os superlativos, et coeteras e expressões giriescas do texto.
15. Examinar a forma do texto só depois da revisão minuciosa do conteúdo.
16. Fiscalizar, mais acuradamente, todos os tópicos do texto com forma forte.
17. Formular, por fim, 5 perguntas críticas, cosmoéticas, da arte-ciência da forma.
18. Hifenizar as palavras longas a fim de ajustar parágrafos e evitar palavras soltas.
19. Incluir, se for o caso, a linha-frase-síntese, em itálico, na página de 40 linhas.
20. Interessar-se mais pela “raiz e o tronco e não pelos galhos e as folhas” no texto.
21. Justificar toda frase de mais de 5 linhas no texto, mesmo com pontos e vírgulas.
22. Notar se há expressões ou subtítulos inadequados, incorretos ou antiquados.
23. Observar se cabe o emprego de aspas (“ ”) no texto (só usar em casos extremos).
24. Picotar os tópicos muito longos sem linhas em branco (evitar o aspecto massudo).
25. Rastrear possíveis minicacófatos e maxicacófatos em todo o texto (usar voz alta).
26. Rever todos os adjetivos e todos os advérbios de modo (mente) do texto.
27. Revisar a ordem alfabética, cronológica, crescente ou natural das enumerações.
28. Separar os números dos parágrafos com 2 espaços (iguais ao desta linha).
29. Ver se as cifras (números) estão em algarismos e não por extenso (meio da frase).
30. Ver se cabe algum sublinhamento ou grifo em negrito-itálico (gíria no subtítulo).
Questão (A). O texto vai esclarecer alguém? (V. Bib. 1537).
Questão (B). O texto não expressa só a vaidade deste autor?
Questão (C). Na condição de autor não terei vergonha do texto daqui a uma década?
Questão (D). O texto traz alguma ideia original?
Questão (E). O texto vai apenas encher linguiça ou fazer cera?