PRINCÍPIOS DA SUA ORIENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM

45. PRINCÍPIOS DA SUA ORIENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM
EXPERIMENTO 45 DO LIVRO 700 EXPERIMENTOS DA CONSCIENCIOLOGIA (AUTOR: WALDO VIEIRA).
Escolaridade - TESAURO DA CONSCIENCIOLOGIA E PROJECIOLOGIA.

Verdades. O conhecimento das verdades relativas de vanguarda é forma útil de adaptação da conscin à realidade interdimensional. O estudo mais inteligente é o autodirigido, feito pela própria pessoa. Esta é a providência superdidática, o superensino e o superaprendizado. Nas circunstâncias críticas da vida – tanto intrafísica quanto extrafísica – você não dispõe de professor às ordens. Em tais momentos cruciais, você dependerá, exclusivamente, do próprio conhecimento, autovivência ou experiência acumulada.
Estratégia. Eis 12 pontos da estratégia pelo mentalsoma quanto à Conscienciologia:
01. Megameta. Organizar os horários e planejar as atividades, seja trabalho em casa, trabalho fora, divertimento, práticas assistenciais e repouso, colocando em lugar de destaque, como desafio, o estudo da consciência, ou a megameta, a autevolução lúcida.
02. Instrumentos. Antes de iniciar o estudo individual, verifique se você tem as ferramentas indispensáveis: canetas com tintas de cores diversas, papel, computador (multimídia), caderno, livros, revistas, tratados, dicionários, enciclopédias e outras (iniciativa).
03. Ambiente. Será importante otimizar as circunstâncias do trabalho intelectual, observando a luz, o calor, os móveis, o vento, o nível dos sons ambientais, a cor das paredes e o isolamento físico para trabalhar (otimização somática).
04. Atenção. Eliminar a dispersão psicológica, melhorando a concentração e atenção: ler em voz alta, escrever e esquematizar, começando com exercícios mais fáceis.
05. Sinais. Geometrizar as ideias principais: fazer desenhos esquemáticos, flechas, círculos, quadrados, sinais pessoais característicos, códigos e signos remissivos.
06. Enumerações. Compor enumerações, transformando o texto em itens, colocados em ordem crescente ou decrescente, com valor específico, crítico, para cada qual.
07. Mentalsoma. Transformar o texto ou livro (se o volume for pessoal) no campo cortado pelo arado do trabalhador consciencial: grifar, sublinhar, riscar, pôr sinais nas margens, quebrar folhas do volume, imprimindo os rastros do mentalsoma lúcido em ação.
08. Pontos-chave. Estabelecer os pontos-chave do assunto focal em pauta: causas, efeitos, conclusões, regras, definições, princípios, esquemas, sínteses e outros.
09. Ficha. Aprofundar-se no texto de cada livro sem pular as páginas, incluindo as orelhas, o prefácio, o índice inicial, o índice dos assuntos, as referências bibliográficas, anotando o mais relevante ou interessante e dispondo o resumo, julgamento ou resenha crítica, em ficha de avaliação ou notas em papel à parte.
10. Leitura. Ler livros, folhetos, revistas, jornais, impressos avulsos, artigos de fundo e crônicas, a fim de estar a par dos fatos da atualidade do holopensene geral ou do zeitgeist.
11. Dossiê. Empregar o esforço já feito colecionando em dossiê (arquivo, pastas) todos os trabalhos, esquemas, esboços, diagramas, notas, relações e referências.
12. Ordenação. Incrementar a automotivação nos estudos conscienciais através da ordem, correção, limpeza e excelência do trabalho intelectual final (acabativa).