TÉCNICA DA AUTORRELAXAÇÃO PSICOFISIOLÓGICA

68. TÉCNICA DA AUTORRELAXAÇÃO PSICOFISIOLÓGICA
EXPERIMENTO 68 DO LIVRO 700 EXPERIMENTOS DA CONSCIENCIOLOGIA (AUTOR: WALDO VIEIRA).
Intelectualidade - TECNICAS CONSCIENCIOLÓGICAS
Definição. A autorrelaxação psicofisiológica – dos nervos, dos músculos e da mente – é a ação voluntária, progressiva, de afrouxar todo o soma e a própria mente (passividade mental), permitindo a liberação do energossoma e, depois, do psicossoma portando a consciência intrafísica, no desenvolvimento da projeção consciencial lúcida.
Técnica. Eis a técnica da relaxação psicofisiológica, em 10 etapas progressivas, no período de 30 minutos, capaz de funcionar para toda categoria de conscin:
01. Isole-se em quarto fechado onde você não seja perturbado enquanto estiver praticando os exercícios. Fique nu ou use roupas leves e folgadas.
02. Deite-se no leito ou sente-se em poltrona confortável. Cerre as pálpebras.
03. Enrijeça os músculos, contando devagar, de 1 a 5. Então, relaxe por 20 segundos antes de exercitar outro grupo de músculos. Não contraia os músculos até o extremo das próprias forças. Apenas enrijeça-os.
04. Quando iniciado o estado de autorrelaxação, não ceda aos desejos inconvenientes de coçar-se, engolir em seco, pigarrear, tossir ou mexer com dedos e articulações.
05. Contraia e relaxe cada grupo de músculos duas ou 3 vezes. Procure inspirar o ar quando contrair, prender a respiração quando contar e expirar quando relaxar.
06. Concentre a atenção na sensação de contrair e relaxar, alternadamente, os músculos de área orgânica específica. Mantenha o resto do soma quieto.
07. Faça de conta estar o todo do próprio ser (ou consciência) localizado tão somente na parte do soma na qual você está atuando. A técnica deve constituir, ao mesmo tempo, exercício mental, primeiro, e, logo em seguida, exercício físico, orgânico.
08. Retese e relaxe, de repente, a partir dos músculos dos dedos, da mão, do antebraço, do bíceps, de lado, depois do lado oposto. Faça o mesmo com os músculos da cabeça, a começar pelo alto do crânio (topo, bregma, cocuruto ou sincipúcio).
09. Em seguida, retese e relaxe os músculos do rosto, da testa, dos olhos, das pálpebras, das faces, do queixo e da boca. Mais adiante, retese e relaxe os músculos do pescoço, das costas, dos ombros, para trás e para a frente; e os do peito e do abdome.
10. Por fim, retese e relaxe os músculos das nádegas, das pernas, dos pés, dos dedos dos pés, primeiro de lado, depois do lado oposto.
Resultados. Não espere resultados imediatos logo na primeira vez ao exercitar a autorrelaxação muscular progressiva. Procure aprender, pouco a pouco, o melhor procedimento eficaz para você, fazendo exercícios diários durante duas semanas.
Sono. Evite fazer os exercícios de autorrelaxação à noite porque os mesmos são indutores de sono. Você pode acabar dormindo com tranquilidade, sem se projetar conscientemente. Neste caso, a paracomatose consciencial pode tomar conta de você.
Insônia. O emprego da autorrelaxação muscular progressiva elimina a insônia. A projetabilidade lúcida é alvo inatingido pela Humanidade, como todo, há milênios.